segunda-feira, 9 de setembro de 2013

 
Guerra no trânsito
 
 
A difícil arte de usar a bike como meio de transporte
 
 


O trânsito na grande São Paulo é um caos. O transporte público é um caos. Então a gente busca as alternativas, ir à pé ou ir de bike, mudar próximo ao trabalho, enfim, qualquer coisa para não ficar horas parada nas filas do congestionamento.
Mas, confesso que é uma guerra o trânsito. Minha bike é rosa, minha mochila ter a cor de uma caneta marca texto, meu capacete é vermelho e prata. Não dá para dizer que não me viu pedalando pelas ruas de Osasco.
Da minha residência até o trabalho são exatos 5100 km, cerca de 20 minutos de pedalada ou no máximo 1 hora de caminhada, não tenho carro para aumentar os números da frota.
Ser ciclista nesta cidade é uma arte, os motoristas não nos respeitam, e muitas vezes jogam o carro para cima da gente. Daí, erroneamente, sou obrigada a disputar espaço com pedestres nas calçadas, porque não há ciclovia e eu não pretendo ser mais um nas estatísticas de acidentes com ciclistas.
Respeito o pedestre, se ele vem eu paro e se estou atrás não fico pedindo para passar, deixo o pedestre seguir o seu caminho sem atrapalhar.
Percebi que o número de ciclistas nas ruas de Osasco aumentou e é necessário uma campanha de conscientização e de respeito para nós que usamos a bike como meio de transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário